A 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central (JABC) reuniu 176 participantes e 28 palestrantes convidados em dois dias intensos de atualizações na especialidade. O evento foi realizado em Cuiabá (MT), nos dias 17 e 18 de agosto.
Participou da jornada? Os certificados já estão disponíveis aqui.
Além de palestras, round table de anestesia para queimados, workshop sobre gestão hospitalar, curso de suporte básico à vida para não médicos e área de expositores, a 50ª JABC trouxe um importante debate sobre a importância da anestesiologia em grandes tragédias, como o incêndio da Boate Kiss e o rompimento da barragem de Brumadinho.
Na abertura do evento, o médico Cláudio Guimarães de Azevedo, peça fundamental no atendimento às vítimas da tragédia em Santa Maria (RS); Kellen Ferreira, sobrevivente do incêndio; e José Roberto de Rezende Costa, diretor do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte, que atuou no caso de Brumadinho, foram homenageados.
Veja a galeria de fotos da 50ª JABC:
A 50ª Jornada de Anestesiologia do Brasil Central, que contou com a presença do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Ferreira, marcou, ainda, o lançamento do selo “Aqui Tem Sedação Segura”. A marca é voltada especialmente para clínicas que realizam procedimentos ambulatoriais que exigem sedação ou outros tipos de anestesias, como endoscopias, implantes dentários, tomografias e ressonâncias.
A jornada também abriu espaço para apresentação de trabalhos de temas livres. Os vencedores foram Felipe Audi Bernadino, Filipe Schwarz Godoy Ferreira, Lucas Guimarães Carrijo e Luis Fernando Corrêa de Souza Augusto Martins, que apresentaram um relato de caso sobre “Paciente com Dor Pélvica Crônica Atendida no Hospital Universitário Júlio Muller, Submetida a Tratamento com Infiltração de Trigger Points”.
A comunidade de anestesiologistas do Centro-Oeste volta a se encontrar no Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), que será realizado em Goiânia, em novembro. A Sociedade Matogrossense de Anestesiologia (Soma) também já está em contagem regressiva para o CBA de 2023, que será realizado em Cuiabá.
Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.
Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.